Sobre nós

Realizados e Realizando

1 ) PESQUISAS: Estudos, seminários, palestras, debates e conferências voltadas para a disseminação das idéias do projeto, análise dos resultados e desenvolvimento de novas técnicas e metodologias adaptadas aos novos desafios, principalmente os de educação inclusiva.

2) FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Cursos de treinamento continuado para professores e para pais realizados periodicamente em nosso instituto ou nas escolas e instituições que contratam nossos projeto.

3) ESCOLA PILOTO - NÍVEL FUNDAMENTAL: IUPE - Ensino Fundamental - Formação básica até o 9º ano integrado com o Projeto de Construção da Cultura do Caráter. Esse projeto serve como experiência piloto e base de execução prática, análise e desenvolvimento das novas técnicas e metodologias de formação do caráter e no desenvolvimento de todos, incluindo os que tenham qualquer tipo de dificuldade de aprendizagem.

4)  ESCOLA PILOTO - NÍVEL MÉDIO: IUPE - Ensino Médio - Preparação do aluno para o ingresso ao nível técnico e superior, sempre integrado com o Projeto de Construção da Cultura do Caráter. Esse projeto serve como experiência piloto e base de execução prática, análise e desenvolvimento das novas técnicas e metodologias para o entendimento e o desenvolvimento do adolescente em sua fase de alterações comportamentais, orgânicas, intelectuais e emocionais.

Valores

1) RESPONSABILIDADE TOTAL

A meta desse tema é incentivar as comunidades a assumir responsabilidade integral por todos os seus atos e também assumir sua parcela de responsabilidade para com todos os acontecimentos que afetem o meio ambiente, o Ser Humano, os animais e tudo o que possa vir a afetar a comunidade, a sociedade ou a humanidade em geral, o que significa ensinar à comunidade o seu papel de cidadão.

Ser cidadão é assumir como sua a responsabilidade por tudo o que ocorre com a comunidade e com o meio ambiente e estar sempre pronto a contribuir de alguma forma para encontrar as melhores soluções. Uma comunidade responsável contribui para a redução de ações prejudiciais ao bem comum, inclusive fiscalizando as políticas públicas, que devem estar sendo planejadas independentes de interesses pessoais e voltadas para o Bem Comum, contribuindo decisivamente para a paz mundial.  

2) AMOR E LIMITES : A EDUCAÇÃO EM FAMÍLIA E A FORMAÇÃO DO CARÁTER

Os exemplos cada vez mais freqüentes de jovens desviados para as drogas, prostituição e crimes mostram o completo despreparo das famílias no entendimento de seus filhos ou a falta total de interesse para com a sua educação, transferindo para a escola ou para babás aquilo que é de sua inteira responsabilidade.

Para enfrentar tal desafio o IUPE desenvolve o tema AMOR E LIMITES, onde são estudadas as formas de se preencher corretamente todas as reais necessidades da criança e do adolescente em cada fase de sua vida.

3 ) DESENVOLVIMENTO MENTAL - INTEGRAÇÃO DOS QUOCIENTES INTELECTUAL, EMOCIONAL E ESPIRITUAL

No momento em que os idealistas da submissão procuram deixar para a "Inteligência Artificial" todas as tarefas intelectuais antes desenvolvidas pelo Ser Humano, esse tema mostra a necessidade de resgatar a capacidade de nossa própria mente, cuja potencialidade supera qualquer máquina que o homem venha a construir.

A acomodação intelectual provocada pela submissão à máquina pode provocar a gradual atrofia cerebral permitindo que o Ser Humano seja superado pela sua própria criação.

Esse tema tem, também, como meta contribuir com a formação integral das crianças e dos adolescentes provenientes de famílias de baixo poder aquisitivo, mostrando que sua capacidade intelectual é igual ou superior a de quaisquer outros, independente de sua condição sócio econômica.

Um dos objetivos desse tema é o alcance, na prática, da verdadeira justiça social, que é um dos mais importantes alicerces para a construção da Paz Mundial.

Metas

1 ) ÁREA DE PESQUISA:

a) Incentivar e manter um intercâmbio permanente entre grupos de estudos científicos interdisciplinares que estejam voltados para o entendimento integral da Mente Humana, principalmente nos aspectos relacionados à formação da sua intelectualidade, emocionalidade, capacidade criativa, prática de valores humanos e caráter;

b) Incentivar e manter um intercâmbio permanente entre grupos de cientistas-educadores voltados para a criação de metodologias pedagógicas práticas e eficazes para aplicação, em sala de aula, dos resultados encontrados pelos grupos científicos;

c) Incentivar e manter grupos de educadores sociais voltados para a adaptação das metodologias pedagógicas em metodologias de resgate de auto-estima e de desenvolvimento da cultura do caráter comunitário, para alcançar e transformar o maior número possível de famílias.

2) EDUCAÇÃO:

a) Aplicar ao sistema educacional convencional as quatro linhas metodológicas do projeto - estímulo à criatividade, desenvolvimento do raciocínio lógico, prática de valores humanos e inteligência emocional - que caracterizam a metodologia IUPE de Construção da Cultura do Caráter, de maneira a formar cidadãos autônomos e participativos, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade, interferindo criticamente para transformá-la;

b) Capacitar e manter o treinamento continuado de professores para a utilização correta e adequada da metodologia IUPE e, principalmente, para a análise de processos e resultados, objetivando a apresentação de críticas e sugestões que possam melhorar a sua eficácia;

c) Realizar encontros periódicos com os pais e familiares, onde deverá ser apresentada e discutida a metodologia IUPE, para facilitar o acompanhamento em casa e, principalmente, para que haja cumplicidade e harmonia entre os processos educacionais de formação na escola e em casa.

3) APOIO À COMUNIDADE:

a) Manter encontros periódicos em forma de debates, cursos e treinamentos, preferencialmente gratuitos, para professores e dirigentes das escolas comunitárias locais, onde será apresentada e treinada a metodologia IUPE, visando acelerar o processo de transformação social, a partir da modificação das próprias crianças em situação de risco, que integram o corpo discente da maioria dessas instituições;

b) Manter encontros temáticos com os membros da comunidade, em forma de debates, palestras ou eventos culturais, preferencialmente gratuitos, para estimular a comunidade local a rever ou criar seus objetivos de vida e assim incentivar seus filhos e netos à busca do progresso intelectual e emocional, criando novas perspectivas de crescimento e elevação de sua auto-estima.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!