Valores Humanos

Trabalhar valores humanos no processo educacional é a forma mais acertada de construir os alicerces de uma verdadeira paz interior em cada uma das crianças e em cada um dos adolescentes.

A proposta que apresentamos é a mesma sugerida por Diane Tillman, em seu programa "Vivendo Valores na Educação", ou seja: A escolha de um valor humano para cada mês, com aulas, trabalhos, vivências e exercícios todos voltados para a sedimentação dos melhores conceitos referentes aquele valor escolhido.

Para que o resultado seja o mais perfeito possível as famílias precisam ser alcançadas. Para isso nossa sugestão é que sejam propostas tarefas de casa onde os alunos realizarão entrevistas com seus familiares sobre o valor estudado.

Para o ano 2012 escolhemos a seguinte sequência:

Fevereiro - Paz

Março - Respeito

Abril - Amor

Maio - Felicidade

Junho - Responsabilidade

Julho - Cooperação

Agosto - Humildade

Setembro - Honestidade

Outubro - Liberdade

Novembro - União

 

É importante, entretanto, lembrar sempre que os trabalhos devem enfocar APENAS O VALOR POSITIVO, nunca o antivalor. Esse cuidado deve ser rigoroso, já que todas as experiências realizadas de forma diferente trouxeram resultados ruins. Houve casos em que alguns facilitadores insistiram em mostrar exemplos de antivalores realizando debates para mostrar os erros cometidos. Nesse momento pode-se verificar o que o estudo neurolinguístico mostra, que é: Os cérebros das pessoas não processam o NÃO. Portanto, quando falamos que NÃO DEVEMOS FURTAR, o cérebro registra apenas as duas palavras finais... E essa frase fica no inconsciente dos educandos...

Mais tarde, quando esses educandos estiverem em Brasília...

 

Abraços,

Roberto Andersen

IUPE-Presidente


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!