Células-tronco

24/02/2009 20:57

BBC-Brasil - 05 de janeiro, 2007 - 09h16 GMT (07h16 Brasília)

Pesquisas britânicas com células-tronco 'estão em risco', dizem cientistas

Importantes pesquisas para a cura de doenças degenerativas podem ser colocadas em risco se a manipulação de embriões híbridos for proibida, segundo um alerta de especialistas britânicos.

O grupo de pesquisadores acusa a entidade que emite as autorizações para a pesquisa, a Autoridade para Fertilização Humana e Embriologia (HFEA, sigla em inglês), de ceder às pressões governamentais e de grupos religiosos.

Depois de demonstrações desfavoráveis da opinião pública, alguns ministros propuseram a proibição desse tipo de pesquisa.

A HFEA alega que não está definido se a prática é regulada pela legislação existente ou se cai na jurisdição da entidade para a expedição de licenças.

Pesquisa

A criação de embriões híbridos (que reúnem material humano e animal) foi sugerida inicialmente como uma solução para a escassez de óvulos disponíveis para a pesquisa.

Os óvulos são conseguidos depois que o material genético de óvulos de vacas e coelhos têm seu material genético quase totalmente removido e substituído por DNA humano.

O resultado é que os embriões são mais de 99% humanos, com uma pequena parcela de material animal, gerando críticas de opositores, que acusam a pesquisa de ser anti-ética, mas os pesquisadores pedem uma “compreensão maior” dos objetivos a serem atingidos.

As células-tronco, que têm potencial pra se desenvolverem em diferentes tipos de tecido, são desenvolvidas em laboratório.

Os cientistas que acusam a HFEA são de três universidades britânicas e do King’s College de Londres. Entre eles está Ian Wilmut, da Universidade de Edimburgo, que é o criador da ovelha Dolly,o primeiro animal a ser gerado através de clonagem.

Wilmut disse que a proibição seria uma clara “desvantagem” para a pesquisa.

 

Os outros cientistas são os professores Anne McLaren, da Universidade de Cambridge, Chris Shaw e Stephen Minger, do King’s College e Lyle Armstrong da Universidade de Newcastle.  


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!