Neocriacionismo

24/02/2009 20:43

09/03/2005 - 10h46

Cientistas se preocupam com ascensão do neocriacionismo

da Folha Online

A comunidade científica norte-americana tenta barrar a influência dos defensores da chamada "inteligência superior", uma nova teoria da origem da vida que os darwinistas consideram neocriacionista.

Este novo movimento, segundo o qual só um ser superior poderia ser responsável pela complexidade das formas que apareceram na Terra, marca cada vez mais presença nas publicações e fóruns científicos nos Estados Unidos.

Até agora, e desde a redação de "A Origem das Espécies" de Charles Darwin, a teoria da evolução era amplamente aceita na comunidade científica.

Mas o apoio dado à nova teoria por alguns biólogos pôs os darwinistas na defensiva, reforçando ao mesmo tempo a influência de grupos religiosos conservadores que recusam a teoria da evolução.

"Na base está um movimento cristão", afirma Barbara Forrest, professora de filosofia na Universidade do Sudeste da Louisiana e destacada crítica dos antineocriacionistas.

Os defensores do movimento da "inteligência superior" afirmam que a teoria da evolução não consegue responder a certas questões sobre o desenvolvimento de certas formas vivas.

Para Michael Behe, professor de bioquímica na Universidade de Lehigh, e defensor da nova teoria, "a ciência não progride ignorando o que parece evidente".

Segundo esta teoria, certas estruturas existentes em seres como os flagelados (protozoários), ou as asas de moscas do gênero Drosophila, não podem ser explicadas só com o conceito darwinista da seleção natural.

Behe afirma que a complexidade dos flagelados e de certos "mecanismos" existentes nas células não pôde evoluir a partir de outras formas vivas.

Na ótica dos darwinistas, que constituem a grande maioria dos cientistas, os defensores da nova teoria "apropriam-se do que é ainda desconhecido para concluir que seria criado por uma inteligência superior".

 

Os defensores da teoria criacionista são encorajados por um comunicado publicado em 1999 pelo então governador do Texas, o atual presidente George W. Bush, em que se dizia que "as crianças deviam aprender várias teorias sobre as origens do mundo".  


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!