Pensamento Simbólico: pode ter começado a mais de 45 mil anos!

24/02/2009 20:45

 da Folha Online - 01/04/2004

Uma equipe de arqueólogos encontrou um pequeno adorno pré-histórico que pode ser a mais forte evidência de que os humanos desenvolveram pensamento simbólico sofisticado mais cedo do que se imaginava.

Trata-se de um condão trabalhado a partir da casca de um ovo de avestruz. A descoberta aconteceu durante escavações no vale do rio Loiyangalani, no Parque Nacional do Serengeti, na Tanzânia. 

De acordo com os arqueólogos, embora o objeto ainda precise passar por exames de datação mais precisos, deve ser originário da Meia Idade da Pedra africana --algo em torno de 280 mil e 45 mil anos atrás. 

A idade estimada se baseia nas camadas sedimentares em que o condão foi encontrado, juntamente a outros itens característicos desta época. 

Homo sapiens desenvolveu sua forma física atual há 120 mil anos. Mas, de acordo com os especialistas, só começou a ter pensamentos simbólicos mais complexos há 35 mil anos.

"Este condão é um exemplo concreto de comportamento simbólico", disse Curtis Marean, da Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos. "Não se pensava que este tipo de objeto estivesse presente na Meia Idade da Pedra na África."

 

A descoberta foi apresentada nesta quarta-feira (31) durante o Congresso da Sociedade de Paleoantropologia, realizado em Montreal, no Canadá. 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!