1ª REUNIÃO DE PAIS 2016

23/02/2016 15:52

 

ABERTURA

Essa nossa primeira reunião é de suma importância para sabermos o que vai ser feito para o acompanhamento de nossos filhos durante esse ano letivo.

Precisamos saber exatamente o que eles precisam para que seu sucesso seja garantido. Aquele sucesso que tanto almejamos para todos os nossos filhos e alunos.

Temos, inclusive, novidades para vocês, em relação a esse sucesso. Todos os alunos já perceberam o primeiro sinal desse sucesso aqui mesmo em sala de aula, de pessoas que seguiram as nossas orientações.

COMUNICAÇÃO PAIS - IUPE

Mas vamos começar pela nossa forma de comunicação, para que nada fique sem ser avisado, e para que todas as providências necessárias possam ser tomadas a tempo:

Portal: www.iupe.org.br

E-Mail: iupe@iupe.org.br

Telefone: 3389-8232

WhatsApp: (71) 9-9913-5956

É importante que todos os pais que utilizam WhatsApp mandem seu contato para mim, para que sejam adicionados no Grupo de Pais.

Temos o grupo de pais, o grupo de alunos e o grupo de professores. Todos em contato direto comigo.

Lógico que, além disso, temos o contato via e-mail e via telefone. Mas o do WhatsApp facilitou muito e é mais rápido.

Verifiquem se seus filhos já estão no grupo de alunos, porque além das comunicações mais frequentes e necessárias, também estou utilizando o WhatsApp para passar os desafios, que nada mais são do que exercícios de desenvolvimento mental.

Muitos pais também estão participando desses desafios. Isso é ótimo.

Existe também, no FACEBOOK o grupo IUPE-Oficial, com a mesma finalidade.

DESAFIOS

O que são esses desafios? Se vocês acompanharem cada um deles verão que eles desenvolvem a criatividade, a inteligência e estimulam o estudo e a busca do conhecimento.

Quando eles estiverem “craques” nesses desafios nós estaremos tranquilos quanto ao seu sucesso futuro.

Afinal, as empresas hoje não querem quem apenas detém algum conhecimento, mas sim quem tem capacidade criativa para desenvolver algo novo!

DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA E MEMÓRIA

Outra atividade extra que estamos fazendo é o desenvolvimento direto da inteligência e da memória. O método que eu mais gosto de utilizar é o do ditado de frases, no qual o aluno não pode escrever até que a frase seja falada por mim duas ou três vezes. Ele é obrigado a ouvir atentamente, gravar e, depois, escrever.

Nos primeiros exercícios é uma lástima! Muitos tentam escrever desde o início da minha fala e, naturalmente, esquecem todo o restante da frase.

Com o tempo vai sendo desenvolvida a capacidade de memória e, a partir daí, passamos para a interpretação daquilo que foi falado e escrito.

Esses exercícios são importantes porque a inteligência, a memória e a criatividade não nascem com a gente! São coisas a serem desenvolvidas no dia-a-dia e essa é uma excelente oportunidade de fazermos isso!

PROFESSORES E O RETORNO DOS EX-ALUNOS DE SUCESSO

Os nossos professores continuam os mesmos do ano passado, com exceção de inglês, devido à transferência do professor anterior para Fortaleza, no Ceará.

Essa vaga marcou o início do retorno dos nossos ex-alunos, já em nível de graduação superior e pós-graduação.

Erick Nunes foi nosso aluno, um daqueles que seguiu nossas orientações e, logicamente, mais um dos muitos que só nos dão alegria, como os que estão na UFBa e em outras universidades do país, alguns em pós-graduação, outros em mestrado e um iniciando o doutorado!

Temos já diversos outros em vista, como Irisvan Yuri se dedicando à química na UFBa, Diego Agnelo, Leonardo Costa e outros, na UFBa também, além de Adauto em Engenharia, Isabele em Arquitetura e Erich Cavalcanti já em nível de doutorado, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, no Rio de Janeiro.

Aos poucos teremos alguns deles ministrando aulas e palestras para nossos alunos, o que servirá, principalmente, para mostrar que, se seguirem nossas orientações, terão o mesmo resultado.

Isso, para mim, é algo impagável! Sentir o retorno daquilo que estamos fazendo.

LIVRO TEXTO

Agora vamos enfocar o material de referência para que o aluno possa, realmente, ter sua aprendizagem correta visando, lógico, o seu sucesso futuro.

O material mais importante é o livro. Peço aos pais que se esforcem ao máximo para adquirir os livros para seus filhos.

É por ele que os deveres são passados, assim como as atividades em sala e a preparação para a aprendizagem completa.

Todas as provas, testes e demais atividades, incluindo as novas provas “overnight”, que eu explicarei mais tarde, dependem do livro para consulta e estudo.

Além disso é pela compra do livro que os alunos recebem, além do material escrito, o acesso a uma infinidade de auxílios “online” pelo site do Ético.

E também é devido à compra dos livros que a escola recebe equipamentos para ajudar a melhorar a eficácia das aulas, como a lousa eletrônica que acabamos de receber e outros equipamentos.

Comprar os livros significa, então, estar investindo, com responsabilidade, no desenvolvimento intelectual de seu filho.

PORTAIS DO COLÉGIO DO SISTEMA ESCOLAR E DO SISTEMA DE ENSINO

Vamos ao acesso aos portais que interessam aos pais e aos alunos.

O primeiro portal a ser acessado é o do nosso colégio:

www.iupe.org.br

Ao clicar em cima do nosso brasão, surge a primeira página, que também está em formato para os smartphones.

Nessa primeira página estão, em vermelho, os links mais acessados:

Calendário Escolar

Tabela de Horários

Artigos de educação

Canal de vídeos sobre educação

Sistema Ético de Ensino

Acompanhamento Escolar – Ensino Médio

Acompanhamento Escolar – Ensino Fundamental

Além disso, acessando o menu, que no computador é a esquerda, mas que no smartphone é no centro, estão as demais páginas, e a primeira é a principal, que é COLÉGIO.

Nessa listagem de links estão todas as informações importantes e, inclusive, o conteúdo programático de todas as disciplinas, até o final do ano, para os pais acompanharem.

Algumas disciplinas ainda estão sendo adicionadas a esse portal.

Vamos agora ver como os pais podem acompanhar, diariamente, os registros de comportamento do filho e também o registro dos deveres passados para casa todos os dias:

Ao clicar em Acompanhamento Escolar – Ensino Médio ou Ensino Fundamental, a depender da série de seu filho, após inserir seu login e senha, aparece a aba ACADÊMICO e as opções PEDAGÓGICO e FINANCEIRO.

Em ACADÊMICO você pode clicar em ATIVIDADES DIÁRIAS para saber quais são os deveres de casa daquele dia, e em OCORRÊNCIAS DISCIPLINARES para saber se seu filho cometeu alguma irregularidade, se houve algum elogio ou se há alguma informação sobre ele.

Acessem sempre esse portal para poder acompanhar de perto os deveres de casa de seu filho. Essa é a parte mais importante da aprendizagem.

Acessem sempre as OCORRÊNCIAS também, para saber como está o comportamento dele no colégio, principalmente porque nós só mandaremos algum tipo de comunicado escrito, tipo advertência, quando percebermos que não estamos conseguindo resolver por aqui mesmo, ou quando a ocorrência for muito grave ou repetitiva.

Então saibam que se receberem algum comunicado tipo advertência é porque precisamos da sua ajuda para melhor o comportamento de seu filho.

Clicando em PEDAGÓGICO você terá acesso ao registro semanal de notas. Como temos oito notas para cada unidade letiva, uma a cada duas semanas, as primeiras notas aparecem divididas por oito.

Se o aluno obteve nota 10, aparece 10 : 8 = 1,25. Se ele tirou 7,0, aparece 7 : 8 = 0,9. Aparecendo nota abaixo de 0,9, significa que ele não alcançou a média nessa primeira avaliação.

Na segunda nota, quarta semana, a média mínima já passa a ser 7 + 7 = 14; 14 : 8 = 1,8. Se a média parcial dele for inferior a 1,8, significa que está abaixo da média necessária.

Essa construção continua até a última semana da 1ª unidade, quando as oito avaliações somadas já constituem a média integral. Nesse caso 10 significa 10 mesmo e 7 significa 7 mesmo.

Mas eu vou avisando aos pais quando as médias de seus filhos ainda estiverem abaixo da necessária, para que possamos corrigir tudo a tempo.

Clicando em SISTEMA ÉTICO e entrando com o login e senha do ÉTICO, que é para quem já adquiriu os livros, há todo um apoio para a aprendizagem, tanto para o aluno como para o professor, com assuntos, desafios, questionários, filmes, documentários em muito mais.

O importante é que os pais acompanhem tudo dos filhos de forma permanente, de preferência acessando essas informações de ocorrências, atividades e boletim, e que entrem em contato conosco sempre que estiverem com qualquer tipo de dúvida.

Eu entrevistei cada aluno novo para saber onde estão suas dificuldades, mas nem sempre isso é suficiente. Há dificuldades que aparecem no decorrer do ano letivo. Me avisem sempre para que eu possa tomar as minhas providências e evitemos assim que as dificuldades de seu filho aumentem.

Isso é mais importante ainda se seu filho for inibido. Ele pode estar sentindo dificuldades e não falar nem como professor nem comigo! Se vocês perceberem me avisem imediatamente.

O IUPE ATUAL E O FUTURO IUPE – A ESCOLA IDEAL

Agora vamos falar das exigências de uniforme e outras mais, como por exemplo, estar com o uniforme completo e correto para poder assistir às aulas.

A Escola Ideal para mim é aquela em que os professores não dão aula e os alunos não são obrigados nem a ir para a sala de aula, nem a vestir uniformes.

Os professores ficam em suas salas aguardando os alunos que quiserem tirar dúvidas sobre os assuntos que foram estudados em casa ou até no próprio colégio, numa sala de leitura ou na biblioteca.

O aluno pode, por exemplo, não precisar tirar dúvidas de história ou geografia, por achar que seus estudos estão mais do que suficientes para a realização dos testes e provas, mas ir com mais frequência à sala do professor de matemática ou química, para tirar dúvidas de assuntos que ele não está entendendo.

E esse aluno pode vir com a roupa que quiser, porque ele está realmente interessado em seus estudos e não vai para a escola para fazer desfile de moda...

Embora essa seja a escola ideal para mim, nós, aqui no Brasil, não estamos ainda em condições de fazer isso. Ainda temos que orientar cada passo do aluno.

No aspecto uniforme sabemos que se fosse livre, as meninas passariam as tardes todas preparando a roupa e a pintura do dia seguinte, para aparecer mais do que as colegas.

Nunca teriam tempo para se dedicar aos estudos à tarde e as aulas da manhã seriam verdadeiros desfiles de moda nas passarelas das aulas...

No IUPE já demos um passo à frente rumo à escola ideal, que é cada professor em sua sala de aula. O aluno vai para a sala de português e, no final da aula vai procurar a sala de matemática, e assim por diante.

A diferença entre o IUPE e o futuro IUPE é que ainda temos que obrigar o aluno a assistir todas as aulas previstas em sua tabela de horários, em vez de deixar o aluno livre para escolher a aula que quer assistir.

O nosso aluno ainda não está em condições de administrar a construção de seu conhecimento. Ainda precisa ser orientado para isso.

Nosso aluno ainda espera que o professor “dê a matéria”, em vez de ele estudar em casa e utilizar o tempo de aula para tirar suas dúvidas. Ele ainda não confia em sua capacidade de estudar sozinho para adiantar o seu aprendizado.

Mas, mesmo assim, já estamos alterando muita coisa para chegarmos próximos da escola ideal, como por exemplo, as nossas aulas já não são tão tradicionais.

Os professores já colocam os alunos para trabalhar em sala e produzir conhecimento. Aquela história de ficar sentado na carteira esperando o professor dar a matéria, já não existe mais. Ele tem que trabalhar, fazer estudo dirigido individual e em grupo. Tem que produzir algo.

E devido as salas serem das matérias, e não das turmas, o aluno não fica sedentário! Acabada a aula de português na sala 6, ele pega sua mochila e vai procurar a sala da próxima matéria, matemática, por exemplo, na sala 1, que fica três andares acima!

Assim ele fica esperto. Não dorme. Se mexe!

No início eles não gostaram, mas logo se acostumaram e agora gostam muito, porque os intervalos entre aulas servem para encontrar os colegas nos corredores, beber água etc. Ficou mais divertido e eles ficaram mais ativos e mais espertos!

Mas eles ainda não podem ficar livres para escolher a aula que deseja assistir.

CORAL E MÚSICA EM GERAL

Embora eu tenha todo interesse em criar o nosso coral, ainda não foi possível levar isso adiante. Minha tentativa fez com que eu trouxesse a professora Paola, da UFBA, que chegou a ter alguns pequenos resultados, como o do dia das mães e o Sarau em uma reunião de pais.

Esperamos recomeçar esse trabalho, mas ainda estamos sem um profissional que tenha o carisma necessário para arregimentar alunos para essa atividade.

Esse ano teremos, antes das férias de junho, um SARAU. Os professores encarregados da orientação será os de idiomas, arte e dança.

FEIRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Em setembro teremos a Feira de Ciência e Tecnologia. Os professores já estão se organizando para essa orientação.

ATIVIDADES VESPERTINAS

As atividades vespertinas, por enquanto, são:

- Educação física, para todos, meninas às segundas e meninos às terças.

- Dança as quartas para meninas. Balé para 6º ano e demais danças para as demais séries.

- Pesquisas biológicas externas para os meninos quando for possível a atividade externa para a nossa chácara.

Esse balé não necessitará de roupa especial. No momento das apresentações as vestimentas serão feitas por elas mesmas.

BULLYING

Já tivemos nosso primeiro caso de bullying e já solucionamos. Os pais devem estar atentos a qualquer sinal de insatisfação ou tristeza do filho, para que evitemos esse tipo de brincadeira de mau gosto.

VANDALISMO

Já tivemos o primeiro caso de vandalismo. Os autores já foram identificados pelas gravações e foram registradas as ocorrências. Os responsáveis foram avisados embora não tenha gerado advertência escrita ainda.

HORÁRIO DE SAÍDA DA ESCOLA

Respondendo à dúvida de um dos pais sobre a hora da saída informo que não há variações. A saída é sempre às 12h. No caso de algum atraso os pais serão avisados. É conveniente sempre controlar a hora de chagada em casa, para não dar oportunidade de passeios entre a saída do colégio e a chegada em casa.

TRABALHOS EM GRUPO SÓ NO COLÉGIO E NA HORA DA AULA

Respondendo a outra dúvida sobre trabalhos para casa em equipe, o colégio solicita aos professores que nunca passem trabalho que necessitem que alunos saiam de suas casas para fazer trabalho em casa de colegas. Como essas saídas estão cada vez mais perigosas, os trabalhos para casa serão sempre individuais.

Trabalhos em equipe são realizados no colégio e durante a aula. Trabalhos para casa são sempre individuais.

Todo cuidado deve ser tomado pelos pais em relação a essas saídas porque aqui mesmo, no Largo do Tanque sabemos que existem as festinhas do meio dia, com a participação de menores de idade, onde há bebida alcoólica e muitas coisas mais. As festas começam ao meio dia e vão até às quatro da tarde. Vocês já imaginam o que ocorre nesses lugares.

COMO ESTIMULAR MEU FILHO A ESTUDAR?

Pergunta: Como estimular meu filho aos estudos?

Uma das boas respostas é sempre perguntar o que ele aprendeu hoje e pedir para que ele lhe ensine.

Isso sempre dá resultado.

Qualquer dúvida entre em contato com o colégio pelos maios que já foram divulgados.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!