Memória - dicas para melhorar

22/10/2016 10:39

 

Aqui vão algumas dicas para melhorar a memória, com base em alguma perguntas recebidas:

 

Amiga,

 

Lembre-se que há uma série de causas para esses tipos de esquecimentos, e que é sempre melhor atacá-los antes de entrar em um tratamento medicamentoso.

 

O elemento mais importante entre as causas prováveis é o estresse! O estresse, na realidade, é o grande vilão de praticamente todos os males!

 

Então, embora eu recomende a ida a um neurologista para exames mais específicos, já que ele é o profissional especializado em neurônios e redes neurais, sempre é bom fazer a parte que só nós podemos fazer, que é "dar um jeito na nossa rotina de vida".

 

Lembre-se sempre que cada minuto da sua vida, a partir do momento em que você acorda, está contando para ser entendido pelo seu sistema límbico como minuto de insatisfação, minuto de desprezo ou minuto de satisfação.

Cumprir a rotina diária sem vivenciar com prazer cada momento, significa “perder tempo de vida”.

Realizar as obrigações rotineiras com preocupações diversas, como por exemplo: “tenho que acabar isso logo para fazer o restante das minhas obrigações”; significa “alimentar a energia do estresse”, o que desestabiliza o sistema nervoso e faz surgir ansiedades, angústias e energias que vão perturbar, inicialmente, o raciocínio e a memória de curto prazo, mas que, após algum tempo, estará afetando as demais memórias, além de possibilitar o disparo de uma série de doenças psicossomáticas.

A solução é vivenciar cada minuto da vida como se fosse uma grande oportunidade de criar prazer e sentir emoções positivas.

Lembre-se do famoso “Carpe Diem” ensinado pelo professor aos seus alunos em “Sociedade dos Poetas Mortos”!

Não se vista apenas porque tem que se vestir. Não se alimente apenas porque tem que se alimentar. Vista-se sempre de uma forma que você se sinta bem e se admire. Não interessa o que os outros acharão.

Até nas compras do dia-a-dia procure investir em qualidade em vez de gastar com quantidade.

Procure se alimentar com alimentos que você sabe que serão excelentes para o seu organismo e que, além disso, estejam com o tempero que você mais admira.

Lembre-se que beber água com frequência alimenta a memória. A falta de água prejudica a memória e provoca cansaço. Água pura é importantíssima para o organismo. Não adianta água em sucos, refrigerantes, cervejas, nem, muito menos, nas pedras de gelo colocadas no copo de whisky.

Ao conversar com as pessoas centralize a sua atenção nos assuntos que ela está trazendo, interessando-se mesmo em ouvir e fazer breves comentários positivos, mesmo que ela esteja emitindo uma opinião oposta à sua.

Ao receber uma reclamação, mesmo que você a ache absurda, ouça com atenção e respeito, peça para que repita detalhes e argumentos que você não concordaria, mas como se fosse para você entender melhor e tente acreditar que o idiota está certo.

Pode até dizer que vai analisar tudo com calma, porque ele pode estar certo mesmo. Assim você estará se preparando para evitar que ele precise reclamar novamente e você acaba com esse motivo de estresse antes mesmo de ele começar a agir em seu organismo.

Procurar entender que as opiniões contrárias às nossas transforma momentos de irritação em momentos de aprendizagem. Sempre aprendemos um pouco quando tentamos compreender como um idiota pensa, age e fala... (rsrsrsrs)

Ouça mais ainda, e muito, todas as pessoas que você gosta, sem interferir nos seus relatos, apenas estimulando-as a falar mais e dando as opiniões e os conselhos que forem solicitados, quando e se forem solicitados!

Mas antes de tudo isso, escreva em um papel toda a sua rotina, para analisar o seguinte:

- o que eu posso eliminar e que não vai fazer falta nenhuma, mesmo que mais tarde eu chegue a conclusão de que devo fazer de novo;

- o que eu posso fazer de forma diferente, ou em outro momento, só para evitar que caia no automático;

- crie um momento para “nada fazer”. Não é meditação, não é reflexão e não é lazer! É nada fazer mesmo... Quinze minutos ou até cinco, por dia, já resolve!

- crie momentos de lazer, como passear num parque, ver um filme, tomar uma cerveja, ler uma revista, ler um livro de contos ou de poesias, etc...

E, tão importante como todos os anteriores, crie um momento de integração energética entre sua mente e seu corpo, ou seja, estabeleça um momento de integração soma (corpo) e psique (mente), de preferência deitada, relaxada, concentrando seu pensamento em todas as células de seu corpo, até sentir que todas elas vibram em resposta à sua concentração.

Essa ligação é fundamental para o estabelecimento de uma harmonia energética e um equilíbrio celular saudável.

Esse momento deve ser estabelecido de acordo com o seu relógio biológico, ou seja, se você está mais ativa ao deitar, que seja feito antes de dormir. Se está mais ativa ao acordar, que seja feito ao acordar, antes de levantar da cama.

Inicie com essas dicas em aos poucos, vá criando mais momentos de satisfação, compreensão, entendimento, análise, satisfação e, principalmente, prazer!

  .

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!