Psicanálise na Realidade Brasileira

25/02/2009 17:19

Roberto Andersen

TF     A realidade brasileira pode trazer à prática do pensamento psicanalítico profundas mudanças, inclusive conceituais, que poderão vir a alterar, consideravelmente, a eficácia de seu resultado terapêutico, desacreditando-o perante a sociedade.

A1     O envolvimento extremamente radical com um grande número de dogmas faz com que grande parte da população religiosa, no Brasil, mantenha uma atitude de total intolerância para com novos conhecimentos, principalmente os que dizem respeito ao aspecto analítico da mente humana.

A2     Os radicalismos sociais não religiosos de nossa população criam padrões rigorosos de comportamento e determinam que os acompanhamentos e tratamentos comportamentais têm a obrigação de reintegrar os pacientes à sociedade, em aceitação passiva às normas criadas, mesmo que estejam em desacordo com seu desejo de realização.

A3     A característica essencialmente imediatista da nossa cultura médica leva os próprios profissionais a procedimentos muito rápidos e possivelmente inadequados, que podem comprometer a eficácia do tratamento e, consequentemente, a própria imagem da psicanálise.

dA1    É inegável a importância da orientação espiritual e muitas vêzes até psicológica, realizada pelos padres, pastores, reverendos, e todos os demais ministros das diferentes denominações religiosas existentes no Brasil.

 

Para ler mais, clique aqui.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!